Palestrantes

Bogdana Koljevic
Doutora pela New School de Nova York tendo publicado a obra Biopolitics and Political Subjectivity.
A autora investiga a idéia de biopolítica tanto no conceito filosófico como de prática política nas sociedades contemporâneas. Argumenta que a biopolítica, nas últimas duas décadas, tem sido praticada como uma técnica política de dissolução fragmentação da soberania, sobretudo na transformação das normas internacionais e como o intervencionismo liberal emerge como continuação e mais notável exemplo de biopolítica.


Francisco de Guimaraens
Professor da PUC-Rio. Autor da Tese doutoral Cartografia da imanência: Spinoza e as fundações ontológicas e éticas da política e do direito
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalha na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Teoria do Estado e Filosofia Política.


Frederic Vandenberghe
Autor da obra "Complexites du posthumanisme"
Possui graduação em Ciências Sociais e Políticas - Rijksuniversiteit Gent (1988), mestrado em Sociologia - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1989) e doutorado em Sociologia - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris (1994). Ensinou em varias Universidades estrangeiras (UCLA, Manchester University, European University Institute, Brunel University London, Yale University e Université Catholique de Louvain-la-Neuve) e brasileiras (UNB, UFPE, UFRJ, IUPERJ). Atualmente é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Politicos (IESP, o succesor do IUPERJ) na UERJ. Membro do Conselho Editorial de Dados, Revue du Mauss, Sociological Theory e European Journal of Social Theory. Trabalha com Teoria Social, Teoria Sociologica e Filosofia das Ciências Sociais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Realismo critico, Hermenêutica e Fenomenologia; Globalização, alienação e teoria da açaõ.


Giuseppe Cocco
Cientista político, Doutor em história social pela Université de Paris I e professor titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor de diversas obras dentre as quais Glob(AL): Biopoder e luta em uma América Latina globalizada em coautoria com Antonio Negri.


Luis Sáez Rueda
Professor de filosofia da Universidad de Granada, autor da obra “Ser errático: Una ontologia crítica de la sociedad”
Sua investigação se desenvolve no âmbito da filosofia contemporânea e está orientada sobretudo no diagnóstico e revisão crítica do presente. Nesse contexto, seus trabalhos procuram acentuar a relação e o conflito entre correntes de pensamento, tanto continentais quanto de ascendência analítica.



*Serão divulgadas as mesas com os professores da Universidade de Brasília

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS